Endometriose Intestinal

A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo.

As suas causam ainda não são bem definidas, existindo algumas teorias, como a menstruação retrógrada e alterações imunológicas e genéticas.

Acomete em torno de 10-15% das mulheres em idade fértil, apresenta-se com uma doença de diagnóstico tardio (em média 4 a 5 anos), principalmente, pela negligência dos sintomas, devido ao estigma de que cólica menstrual é normal ou de que quem tem cólica menstrual intensa tá “fazendo onda” ou “dando piti”.

Os principais sintomas são a cólica menstrual intensa (dismenorreia), dor na relação sexual (dispareunia), dor ao evacuar (disquezia) e infertilidade.

A abordagem do tratamento, e conduta, deve ser individualizada e determinada pelos sinais e sintomas presentes, extensão da doença e desejo da paciente. Lembrando de que quando indicado o tratamento cirúrgico, a abordagem deve ser feita através de cirurgia minimamente invasiva (videolaparoscopia/“cirurgia por Laser” ou robótica) e com equipes multidisciplinares especializadas em tratamento de endometriose profunda.

Alexandre Nishimura - Doctoralia.com.br
Aguarde..