Médico Coloproctologista SP
Procto PrimeProcto PrimeProcto Prime
(11) 96489-7000
contato@proctoprime.com.br
São Paulo / SP e Barueri / SP

Causas mais comuns para o surgimento de hemorróidas

  • Home
  • Blog
  • Causas mais comuns para o surgimento de hemorróidas

A doença hemorroidária pode acometer tanto homens quanto mulheres. Acredita-se que, pelo menos, 50% da população terá problemas com hemorróida em algum momento da vida.

Elas surgem quando ocorre o aumento da pressão arterial em torno da região anal, podendo causar dor, inflamação e sangramento por conta das veias dilatadas nesta região.

Este problema costuma acontecer devido a força excessiva feita ao evacuar. Mas existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da hemorróida, confira alguns deles a seguir.

Hemorroida devido à diarreia

O ato de evacuar muitas vezes no dia e com a consistência das fezes mais líquidas pode ser uma das causas da hemorróida.

Isso acontece pois o ato de ir ao banheiro muitas vezes pode irritar a mucosa anal, gerando certo desconforto ao paciente, além de ajudar na dilatação das veias do ânus, decorrente dos esforços evacuatórios repetidos.

Caso esse problema seja recorrente, é recomendado que o paciente faça uma avaliação médica com o coloproctologista. O tratamento do quadro consiste não somente na atuação sobre a crise da doença hemorroidária, mas também na identificação das causas da diarréia, permitindo assim readequar o hábito intestinal através do tratamento adequado específico.

Segurar as fezes

Ao impedir que as fezes saiam você está contribuindo para que elas fiquem ressecadas e duras, o que pode lhe causar diversos desconfortos abdominais e retais, como gases, dores retais e cólicas. Além disso, no momento que você, realmente, for ao banheiro é bem provável que tenha dificuldades para evacuar.

Fazer esforço excessivo

Fatores como levantar muito peso na academia ou cuidar das pessoas acamadas, pode exigir uma demanda de força significativa do seu corpo, esse esforço faz com que aconteça uma pressão nas veias da região anal.

Essa pressão agrava o quadro das pessoas que já possuem a doença hemorroidária, podendo gerar a crise de hemorróida.

Além disso, ir ao banheiro sem estar com vontade, ficar sentado(a) por longos períodos no sanitário e ficar forçando a saída de fezes também causa essa pressão na região, portanto, evite ao máximo este hábito.

Gravidez

No período gestacional, é importante que a mulher faça caminhadas, beba bastante líquidos e evacue sempre que estiver com vontade a fim de evitar a prisão de ventre.

Durante a gestação, é normal que haja o desenvolvimento de hemorróida por conta do aumento de peso corporal e ocupação do feto na pelve, que pode provocar pressão na região pélvica e prisão de ventre, fatores recorrentes em mulheres grávidas.

Alimentação pobre em fibras

É muito falado na mídia e por profissionais da saúde que consumir alimentos ricos em fibras é muito importante.

A falta do consumo de fibras faz com que os movimentos intestinais diminuam, deixando as fezes ressecadas e endurecidas, além de dificultar no momento em que você for evacuar.

Confira abaixo alguns alimentos ricos em fibras para você incluir na sua alimentação:

  • Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão;
  • Grãos, farelos e farinhas integrais: arroz, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo;
  • Pães e biscoitos integrais: centeio, farinha integral, milho;
  • Vegetais: agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem;
  • Frutas: abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, banana, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pêra com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.

Hemorróida e a relação com a idade avançada

Um fato é que a hemorróida pode acometer qualquer idade, mas em pessoas com idade mais avançada a doença acaba se tornando de mais fácil desenvolvimento.

A partir dos 45 anos, os tecidos que têm como objetivo sustentar as veias do reto e do ânus ficam enfraquecidos e vão se esticando, juntamente com o processo de envelhecimento, o que aumenta as chances de surgimento da hemorróida, pelo desabamento do que chamamos “coxim hemorroidário” ou mamilo hemorroidário.

Alimentação rica em pimenta ou muito condimentada

Veja bem, esse fator não é responsável por desenvolver a hemorróida, mas sim agravar ainda mais o quadro.

Alimentos picantes ou muito condimentados, contribuem com as inflamações dos vasos sanguíneos, bem como, causam irritações por conta da sua presença nas fezes e contato com a hemorróida, durante a sua passagem pelo canal anal, no momento da evacuação. Durante uma crise hemorroidária, recomendo que não seja feito o consumo de alimentos com essas características para não agravar o seu quadro.

Tratamento para hemorróida

Para fazer o tratamento da doença hemorroidária é possível iniciar algumas ações simples no cotidiano, a começar pela regulação do intestino que deve ser feita por meio da ingestão de alimentos ricos em fibras. Além disso, é muito importante evitar ficar muito tempo sentado(a), principalmente, no sanitário (afinal de contas, ele não é escritório, biblioteca, local para “DRs”…); consumir bastante água; diminuir o consumo de massas, alimentos condimentados, alimentos picantes ou pimentas; e, sempre que possível, praticar atividade física sob orientação médica. Analgésicos, antiinflamatório e pomadas podem ser algumas das indicações do seu médico para ajudar no alívio do incômodo.

Banho de assento com água morna também pode ajudar você a amenizar os impactos que a hemorroida lhe causa. Agora, se a hemorróida estiver em um estado mais complexo, o médico coloproctologista pode indicar que o paciente passe por uma cirurgia que tem como finalidade cessar o problema de maneira segura e eficaz.

Conclusão

A hemorróida pode ser causada por diversos fatores ao decorrer de nossas vidas. Cabe ao paciente se prevenir e procurar ajuda médica logo nos primeiros sinais da doença hemorroidária.

Com os avanços da tecnologia, existem diversos tratamentos para esta condição. Para saber qual é o mais indicado para o seu quadro é imprescindível que você passe por uma avaliação médica com um coloproctologista.

Gostaria de ficar por dentro de todos os assuntos sobre saúde colorretal? Me siga nas redes sociais e confira postagens incríveis.

Não deixe que a doença hemorroidária atrapalhe sua vida, agende uma consulta que eu te ajudo a se livrar desta condição de saúde que tanto incomoda.

Compartilhar:

Pesquisar

Categorias

Posts Recentes

At vero eos et accusamus et iusto odio digni goikussimos ducimus qui to bonfo blanditiis praese. Ntium voluum deleniti atque.

Melbourne, Australia
(Sat - Thursday)
(10am - 05 pm)